Nova Ágora conclui limpeza da área da Seccional Valinhos I
Foram mais de 15 dias de intenso trabalho nas Glebas 2A e 2B no mês que passou. Localizada no Bairro Ribeiro, próximo ao Nova Era e Bom Retiro II, além da roçada geral da área foram feitos os coroamentos, estaqueamentos e amarril das mudas arbóreas nativas plantadas no ano passado pelos próprios cooperados (para controle de formigas cortadeiras). Ao todo foram dois os plantios promovidos pela cooperativa, que contaram com a doação das mudas pelo DAEV e ICMBio. Oitenta por cento das mudas vingaram e algumas já atingiram 2 metros de altura. O plantio é parte da recuperação da nascente localizada na área vizinha, conforme identificado pelo Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo, o IGC, em recente visita técnica.
Além do cuidado com as mudas, anualmente é feita uma limpeza da área para que o não ocorra o acúmulo de resíduos e assim não propague a mosca branca e outras pragas como determina a Lei Municipal nº 4520.
Como estratégia para a manutenção da área, a Diretoria prospectou o arrendamento da mesma para produção de hortaliças enquanto o projeto tramita na prefeitura municipal de Valinhos, porém, o resultado das análises de águas coletadas do córrego, que inicia-se na nascente da área vizinha e corta a área da cooperativa, apontou um nível muito superior ao permitido para Coliformes Totais e E. coli, Ferro, Manganês e Fluoreto, inviabilizando essa possibilidade até que se corrijam esses parâmetros.
A cooperativa noticiou a CETESB e o DAEV para que os responsáveis tomem as devidas providências. A Nova Ágora nunca manuseou substâncias com tais características no local, portanto, não tem ligação com a contaminação em questão.