
Nova Ágora Cooperativa Habitacional convida Promotor de Justiça de Valinhos para Assembleia Geral Ordinária
Em resposta à denúncia caluniosa feita pela Prefeitura Municipal de Valinhos à Nova Ágora Cooperativa Habitacional (NACH) no ano passado, a diretoria da Cooperativa convidou o Promotor de Justiça de Valinhos responsável pelo caso para acompanhar a Assembleia que ocorre hoje e é restrita ao cooperados. A diretoria da entidade, presidida pelo arquiteto e urbanista Alexandre Tonetti entendeu que a presença da autoridade reafirma a transparência e a lisura da NACH, no momento de sua Prestação de Contas e eleição da nova gestão do Conselho Fiscal para o próximo ano.
Ação caluniosa utilizou uma ex-cooperada
No processo de nº 0004895-72.2015.8.26.0650 que tramita na 3ª Vara da Justiça, a Nova Ágora é “acusada” de comercializar lotes sem a autorização da Prefeitura. Esse foi o primeiro grande erro da ação ao considerar a cooperativa, uma modalidade de organização solidária como um empreendimento comercial. Essa incongruência ocorre pela divergência das naturezas. A cooperativa não prevê lucro, pois trata-se de uma poupança coletiva, feita por um grupo de mesmo interesse expresso por um estatuto. Sem o objetivo de lucrar, dá a possibilidade de seus participantes obterem o imóvel a preço de custo e não comercializa nada, apenas disponibiliza cotas de adesão.
Um empreendimento imobiliário, por outro lado é uma instituição que objetiva lucro.
Não suficiente, a ação indicava ainda uma área diferente da Gleba da Seccional Valinhos I, citando no lugar uma residência de terceiros no processo.
Na ocasião uma nota de Repúdio foi colocada no site da Cooperativa e amplamente divulgada através do Portal Pé de Figo e no Jornal de Valinhos.
O Conselho Fiscal da Nova Ágora, eleito e formado por cooperados já aprovou as contas da Gestão 2014/2015 e submeterá aos demais cooperados a aprovação na noite de hoje.