Nova Ágora Cooperativa Habitacional (NACH) realiza 2 Assembleias visando o fortalecimento do cooperativismo e a deliberação sobre a compra de glebas.
O parágrafo único do artigo 45 da Lei 5.764 que rege o cooperativismo no Brasil, determina que Assembleia Extraordinária sejarealizada sempre que necessário deliberar sobre qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocação. Assim, na noite do último dia 02, com quórum suficiente, iniciou-se a Assembleia Extraordinária da Seccional Valinhos I para deliberação da compra de glebas.
O local, de fácil acesso, foi o mesmo da Assembleia Ordinária ocorrida em 13 de agosto, o Centro Comunitário Vera Cruz.
Os cooperados que não puderam comparecer enviaram representantes (não votantes, conforme previsto no estatuto da NACH). Outros entraram em contato já no dia seguinte, interessados em se atualizar das decisões deliberadas.
A Assembleia do dia 13 de agosto esclareceu sobre as providências tomadas pela cooperativa quanto à Ação Civil Pública proposta pela prefeitura de Valinhos, além de informar o status do Instrumento Particular de Compromisso de Venda e Compra das glebas e finalizou com a apresentação da UNISOL Brasil Central de Cooperativas e empreendimentos Solidários, que reforçou as vantagens do cooperativismo, os exemplos de sucesso e a valorização da cooperação como alternativa viável de economia solidária até mesmo em momentos de crise.
O Diretor Administrativo da NACH, Dr. Vanderley Berteli Mario apresentou um pouco de sua trajetória de mais de dez anos como advogado nesta Comarca. Na sequência, sobre as providências relativas à Ação Civil Pública, Mario explicou que, do ponto de vista jurídico, considera a propositura injusta, com objetivos duvidosos já que a natureza jurídica das cooperativasdifere das“incorporadoras imobiliárias” e das “empreendedoras imobiliárias” e que não compram ou vendem imóveis, mas sim integralizam capital para compra de uma área bruta. Também foi observado o fato da Ação ter sido assinada por um ocupante de confiança do prefeito e não por um Procurador Municipal, como de praxe. Dessa forma, a conclusão que se pode chegar é que a máquina pública foi utilizada na tentativa de manchar a imagem do presidente da NACH, Alexandre Tonetti, candidato à prefeito em 2012 com quase 17.000 votos. Como as acusações não procedem, aos cooperados nada mudou, ficando os trabalhos da Cooperativa em ritmo normal. Quanto às medidas necessárias para defesa da Ação, todas foram tomadas, inclusive com a expulsão da cooperada de matricula 0037, pivô da Ação Civil Pública em questão.
O encerramento da assembleia ficou por conta da apresentação de Léo Pinho, Secretário Geral da Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) sobre as vantagens e o potencial das cooperativas. Os casos de sucesso no Brasil e no mundo.
Na última quarta-feira, dia 02 de setembro, na Assembleia Extraordinária convocada para deliberar sobre a aquisição, valores e condições de pagamento das glebas informou-se aos cooperados que os documentos que faltavam de uma das glebas já estavam em posse da cooperativa, possibilitando finalmente a votação pela compra da área. Já na segunda chamada deu-se início a reunião conduzida pelo presidente Alexandre Tonetti, secretariada pelo Diretor Secretário Alécio Cau com a presença do Diretor Administrativo Dr. Vanderley Mario. Por unanimidade os cooperados votaram sim para a quitação das glebas. A primeira parcela do pagamento já foi efetuada e ainda existem cotas disponíveis para totalização da Seccional Valinhos I.