Nova Ágora Cooperativa foi criada para gerar oportunidades e demonstrar as vantagens do cooperativismo.

Fundada em dezembro de 2014, a Nova Ágora Cooperativa Habitacional (NACH), está abrindo inscrições para adesões de novos cooperados à Seccional Valinhos I, primeiro empreendimento habitacional em desenvolvimento pela entidade em Valinhos.

Concebida, fundada e presidida pelo Especialista em Gestão e Políticas Públicas, o arquiteto e urbanista Alexandre Tonetti, candidato a prefeito da cidade em 2012, a Nova Ágora Cooperativa atenderá à demanda ignorada pelo mercado imobiliário da cidade, que busca desde a década 1990, atrair majoritariamente segmentos de alta renda de fora do município.

“Fiz parte do Conselho Municipal de Habitação de Valinhos na gestão responsável por acompanhar o Plano Local de Habitação de Interesse Social. Neste plano, apesar de muita inconsistência nos dados, foi possível apreender que, em 2009 já correspondia à 70% a demanda por habitação por pessoas com renda superior a 3 salários mínimos e que não seriam atendidas pelo mercado imobiliário e poder público. Hoje esse número é maior e estamos falando de famílias com renda superior a R$ 2.350,00, à espera de uma oportunidade que caiba no seu orçamento”, afirma Tonetti.

Segundo o também Especialista em Gestão e Políticas Públicas, Alécio Cau, diretor da NACH, apesar da cooperativa possibilitar oportunidades a pessoas com o perfil de renda inicialmente apontado, não há restrição alguma para quem já possui um imóvel em seu nome e pretende adquirir cotas pensando no futuro de seus filhos, por exemplo.

Seccional Valinhos I

Em 12 de maio de 2015, foi assinado o contrato de compra das glebas onde será desenvolvido o primeiro bairro da cidade com rede de energia subterrânea, muita área verde e um misto de torres de apartamentos, lotes a partir de 300 m² e casas em vila. Ao todo são quase 70 mil metros quadrados de área que possibilitam 374 unidades habitacionais dentro das modalidades descritas e próximo ao centro de Valinhos, na região do bairro Ribeiro, vizinho do Residencial Nova Era.

As Etapas

Cada cooperado, de acordo com a sua opção de imóvel adquirirá uma cota proporcional da área a pagar até o final de 2015. Na sequência vem a fase de projetos e aprovação e depois execução das obras de infraestrutura que também serão parceladas proporcionalmente entre os cooperados, com expectativa de conclusão em 2019.

Para quem optou pelos lotes, na conclusão da 2ª etapa o cooperado já receberá sua escritura.

Para os apartamentos e casas de vila este é o momento do início das construções e portanto a terceira e última fase, com previsão de conclusão em 2021.

Vantagens

A grande vantagem de uma cooperativa é que o cooperativado participa de todas as etapas decisivas, opinando, sugerindo e escolhendo através de assembleias, o passo a passo de cada processo. O benefício econômico é um diferencial muito interessante, já que o valor final do imóvel chega a ser 50% mais barato do que o praticado no mercado. E, por fim, por tratar-se de uma organização social, o governo oferece algumas facilidades em financiamentos e na compra de insumos.

Como participar

Para participar o interessado deve fazer a adesão de no mínimo 100 cotas. Cada cota tem o valor de R$1,00 e são permitidas até 200 cotas por CPF. Na sequência, o cooperativado depositará na conta do grupo uma entrada, mais as parcelas mensais referentes à etapa vigente. Se por algum motivo o cooperativado ficar inadimplente por mais de dois meses, automaticamente é feito seu desligue e ressarcido o valor investido menos a taxa administrativa, corrigido pela caderneta de poupança.

Contatos

A NOVA ÁGORA COOPERATIVA possui sedena Avenidados Esportes, nº 20, Centro, Valinhos/SP (sobreloja da Farmáxima). O fone de contato é o 3299-2888. Para mais informações, o site é o www.novaagora.com.br. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas de 2ª a 6ª das 9 às 12 horas aos sábados.